O Silêncio e a Adoração
O professor entrou na sala no primeiro dia de aula, entre a os gritos histéricos de reencontro das meninas e a conversa agitada dos meninos, lançou o material sobre a mesa, foi até o quadro escreveu em letras garrafais a palavra silêncio seguida de três pontos de exclamações. Foi como quando sua mãe grita durante sua discussão com seu irmão, todos calaram-se rapidamente, se endireitaram na carteira, e ficaram esperando a bronca.
No entanto o professor encostado com as costas no quadro percorria com os olhos todos os cantos da sala com uma expressão "cara de paisagem", que não dizia se ele estava pé da vida, emocionado a ponto de derramar uma lágrima, feliz pra caramba ou prestes a matar alguém. Após um minuto mais ou menos algum corajoso levantou a mão e perguntou:
-Professor o que a gente fez?
O professor fez sinal apontando o dizer no quadro, e permaneceu ali por cerca de 5 minutos olhando os rostos amedrontados e curiosos,todos no mais profundo, inquietante e desconfortável silêncio.
Finalmente o professor deu um passo a frente abriu um sorriso franco e disse: -
- A convivência é feita também de silêncio, Fernando Pessoa.- Citou o grande autor, deu mais um passo a frente e continuou:
- No meu silêncio vocês falaram eu aprenderei com vocês, e no silêncio de vocês falarei eu e ai aprenderam comigo. Pois se nós dois fizermos barulho ao mesmo tempo como nos entenderemos.
Naquele dia aprendi um grande lição que serve pra minha vida espiritual, e principalmente para nossa lição de hoje.
Adoração quase que instantaneamente nos remete a louvor, a instrumentos musicais, cânticos, orações, leituras da palavra, e tantas outras maneiras que usamos para adorar, ou seja, nunca estamos em silêncio, em reverência em atitude de aprender. Nossa geração barulhenta e conectada desaprendeu que diante de Deus também é possível e necessário adorar em silêncio.
Foi no silêncio do deserto que Moisés ouviu a voz de Deus, foi na solidão do riacho no Jaboque que Jacó lutou com Deus, foi também vento suave e silencioso que Deus se manifestou a Elias na caverna durante sua fuga.
Enfim era em silêncio que Jesus passava horas adorando a Deus e ouvindo sua voz durante seu ministério, precisamos aprender que quando nos calamos também adoramos a Deus.
Precisamos calar nossos aplicativos, e fazer com que deixem de apitar e sinalizar desesperadamente enquanto adoramos, precisamos nos calar enquanto alguém canta um cântico, enquanto alguém lê e explica a palavra, enquanto alguém intercede por nós, pois com nosso silêncio abrimos o coração para Deus falar conosco, nos tornamos participantes da adoração daquele momento.
Em um mundo de tanto barulho sonoro, digital, social, moral e ético, tire alguns momentos de silêncio para adorar.
Wesley Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário