terça-feira, 31 de março de 2020

1º Ano - ATIVIDADE MITO FUNDADOR DE ROMA


ATIVIDADE HISTÓRIA

 O MITO FUNDADOR DE ROMA 


 A  Loba Capitolina é uma escultura de bronze, mantida nos Museus Capitolinos, de dimensões aproximadamente naturais que representa a loba das narrativas romanas sobre a fundação de Roma. É tradicionalmente considerada como uma peça da arte etrusca,  que teria sido fundida no curso inferior do rio Tibre e que permaneceu em posse de Roma desde a antiguidade.  Nela foi anexada uma outra peça, no século XV, figurando Rômulo e Remo sendo alimentados.  
 Segundo as narrativas em Alba Longa, cidade fundada pelo herói troiano Eneas, o rei local Numitor foi vítima de um estratagema de seu irmão, Amúlio. Amúlio de modo a apossar-se do trono da cidade prendeu Numitor, matou todos os seus varões e obrigou sua sobrinha, Reia Sílvia a tornar-se uma sacerdotisa vestal , dedicada à deusa Vesta , o que implicaria que ela deveria manter-se casta.  No entanto, Reia Sílvia acabou por ter dois filhos de Marte  (deus romano da guerra), os irmãos Rômulo e Remo. Ao descobrir a verdade, Amúlio prendeu Reia e ordenou que seus filhos fossem jogados no rio Tibre. Como um milagre, o cesto onde estavam as crianças acabou atolando numa das margens do rio no sopé do monte Palatino onde foram encontrados por uma loba que os amamentou.  Tempos depois, um pastor de ovelhas chamado Fáustulo  encontrou os meninos próximo da Figueira Ruminal  (Ficus Ruminalis), na entrada de uma caverna chamada Lupercal. Ele os recolheu e os levou para sua casa onde foram criados por sua mulher Aca Larência. 
 Anos depois, durante um assalto a uma caravana, Remo foi preso e levado para Alba Longa. Neste momento Fáustulo revelou a verdade a Rômulo que partiu para a cidade onde matou Amúlio e libertou seu avô Numitor e sua mãe. Os gêmeos decidiram então partir da cidade juntos com todos os indesejáveis para fundarem uma nova cidade no local onde haviam sido deixados. Rômulo queria chamá-la Roma e edificá-la no Palatino , enquanto Remo desejava nomeá-la Remora e fundá-la sobre o Aventino . No meio das discussões subsequentes, Rômulo matou seu irmão e fundou sua cidade, Roma

  1. Durante o período da Monarquia, o primeiro da história de Roma, a divisão social se dava entre três camadas da população. Sobre este período, quais eram as três camadas sociais? quem eram os clientes?
  2. Explique o que é um mito:   
  3. O nascimento de Roma ocorreu por volta do ano 1000 a.C. Uma origem mítica para a criação da cidade menciona a lenda de Rômulo e Remo, irmãos gêmeos, abandonados ao nascer e amamentados por uma loba. Qual o papel desta origem mítica na formação da identidade Romana?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbos de Comando para Questões

Para todos que estão se preparando para os vestibulares, concursos e até os cursos da educação básica e superior, compreender de maneira pre...