quinta-feira, 24 de agosto de 2023

ATIVIDADE FILME O FÍSICO - BAIXA IDADE MÉDIA

Questionário Filme: O Físico

Produza um texto de no mínimo 12 linhas resumindo a história do filme:

O Título do Filme em português é o Físico.  Relacione o nome do filme com o processo que ele descreve, e explique se ele é adequado ou não.

Destaque as principais diferenças apresentadas no filme entre as cidades, a ciência e a medicina do Oriente e do Ocidente:

Destaque as principais religiões apresentadas no filme:

Como as religiões se relacionavam com o desenvolvimento da ciência e da medicina? 

Que outro título você daria ao filme? Por quê?

Com qual personagem você mais se identificou? Explique os motivos.


 

ATIVIDADE CAPITALISMO

 




Atividade 1

Assista os vídeos acima pesquise sobre o tema  e produza um texto de no mínimo 15 linhas destacando as críticas e elogios ao capitalismo que os vídeos expressam, e também os pontos mais relevantes sobre o capitalismo descoberto em sua pesquisa:

Atividade 2

“O CONSUMO NO MEIO ADOLESCENTE NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social .”

Produza um texto justificando sua concordância ou não com a afirmação acima:



ATIVIDADE PESTE NEGRA E PANDEMIA

 Leia um documento da época a respeito do impacto da Peste Negra durante a Idade Média:

Quem não viu tamanho horror pode se considerar abençoado. As vítimas morriam quase imediatamente. Pai abandonava filho; a mulher, o marido; um irmão ao outro. Essa doença parecia atacar por meio do hálito e da visão. Então eles morriam. E não havia ninguém para enterrar os mortos, fosse por dinheiro, fosse por amizade. Membros de uma família traziam seus mortos para uma vala da melhor maneira que podiam, sem padre, sem os ofícios divinos. Tampouco se tocava o sino da morte. Em muitos lugares em Siena, cavavam-se covas grandes e ali se empilhavam bandos de cadáveres. As pessoas morriam às centenas, à luz do dia e à noite. E todas eram jogadas naquelas valas e cobertas com terra. Logo que essas valas eram preenchidas, outras eram cavadas. E eu, Agnolo di Tura, dito o Gordo, enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos [...]. Tantos morreram que todos achavam que era o fim do mundo.

Agnolo di Tura. In: FARRELL, Jeanette. A assustadora hist—ria das pestes e epidemias. São Paulo: Ediouro, 2003. p. 97-98.




O texto acima e a charge fazem referência a processos pandêmicos na história da humanidade, o texto fala da Peste Negra ocorrida no Século XIV e a charge sobre a Pandemia do Covid 19 ocorrida no ano de 2020.

A) Inspirado no texto e na charge, produza um áudio ou um vídeo fazendo um relato de sua percepção sobre a pandemia, isolamento. vacina, comércio, notícias, escola, família e outros temas que você ache pertinente mencionar. Imagine que você está fazendo um relato para alguém que irá ouvi este áudio daqui muitos anos, por isso comece dizendo seu nome, cidade e data e em seguida faça seu relato. O arquivo não deve ter mais de 4 minutos e menos de 2. Deve ser anexado nessa aula. 

B) Produza um texto explicando os fatores comuns aos dois processos destacados acima. Explique em seu texto a influência de fatores como o  crescimento urbano, comercial e  o estabelecimento de rotas de integração comercial regionais e mundiais nos processos pandêmicos citados acima.

O texto deve ser entregue por esta plataforma  ou em formato Word anexado aqui com  texto justificado, Arial 12. Por favor produza um texto autoral, sem cópias da internet, e no mínimo 20 linhas.

Seguem abaixo um documentário sobre a peste negra:



sábado, 17 de junho de 2023

Atividade Memes

Fala meus queridos!!
 Nesta atividade você ira produzir um MEME sobre o conteúdo combinado em sala, em nosso caso utilizaremos os memes de forma didática, para chamar atenção para algum ponto específico dos conteúdos que temos estudado. 

Abaixo segue um vídeo explicando o que são memes e como são usados na atualidade:

Seguem abaixo alguns exemplos de Memes Históricos:




Agora que já vimos alguns exemplos, vou deixar abaixo uma sugestão de site para auxiliar na criação do seu MEME:

ATENÇÃO

Você deve encaminhar o MEME e um texto com no mínimo 10 linhas com um resumo do conteúdo referente a imagem encaminhada e explicando o MEME criado.
COLOQUE NO ASSUNTO DO EMAIL: NOME E TURMA
CRIE UM ARQUIVO EM WORD PARA O RESUMO, COLE EM SEGUIDA A IMAGEM APÓS O TEXTO E ANEXE NO EMAIL.
SE NÃO FOREM SEGUIDAS AS ORIENTAÇÕES ACIMA O TRABALHO NÃO SERÁ CONSIDERADO

O arquivo digital deve ser enviar para o e-mail: wesley.silva@colegioconexao.com.br


quarta-feira, 26 de outubro de 2022

ATIVIDADE CONSTITUIÇÃO









Nesta atividade iremos tratar de um dos mais importantes processos da redemocratização Brasileira, a formação da Constituição Brasileira de 1988, sobre este tema desenvolva as atividades propostas abaixo:


Após ler os textos acima responda as seguintes questões:

Quais direitos temos assegurado pela Constituição de 1988? 
Qual destes direitos você destaca como mais importante?



Explique o conceito de cidadania:
Leiam a apresentação do livro O cidadão de papel, de Gilberto Dimenstein, e se questionem sobre: O que seria um cidadão de papel?
Destaque quais direitos hoje em dia só estão no Papel:

Produza um texto respondendo as questões acima e anexe a plataforma.



quarta-feira, 15 de setembro de 2021

MALINCHE - DUAS VERSÕES PARA A MESMA HISTÓRIA

Assista o vídeo abaixo para auxiliar na atividade:




Uma das figuras mais controversas da conquista espanhola da América foi uma indígena chamada Malinche, as duas reportagens nos links abaixo trazem informações sobre sua relação com este processo de conquista. 


Após ler os artigos produza um texto de no mínimo 10 linhas explicando as razões para alguns considerarem Malinche uma traidora de seu povo, enquanto outros a consideram apena mais uma vítima do processo de conquista promovido pelos Espanhóis.


Guerra do Paraguai - Atividade

 

Assista o Vídeo abaixo e depois responda as propostas:


A Guerra do Paraguai foi um episódio decisivo na história do Brasil, sobretudo para o Segundo Reinado, marcado por muitos historiadores como o ponto inicial da crise que levaria ao fim da monarquia no Brasil em 1888. 

O trecho do documentário produzido pelo canal History traz para nós um panorama do conflito e serve de auxílio na resolução das propostas de atividades que seguem abaixo:

1-) Logo no início do documentário o jornalista Eduardo Bueno cita a seguinte frase : " Em uma guerra a primeira vítima é a verdade.". Você concorda com esta afirmativa?  Justifique sua escolha.

2-) Uma das marcas da Guerra do Paraguai é a participação de escravizados nas batalhas. Destaque ao menos dois aspectos apresentados no documentário que deixam claro as condições de exploração sofridas por este grupo no Brasil durante o Segundo Reinado.

3-) Destaque os principais países envolvidos no conflito e explique a razão do interesse destes países no controle da Bacia do Prata:

4-) Leia o fragmento a seguir e responda às questões. 

 Paradoxalmente, se a Guerra do Paraguai representa o apogeu do Império de D. Pedro , o momento de maior maturidade significa também, mesmo que visto de forma retrospectiva, o início da queda. O apogeu, pois em seu primeiro ano a contenda trouxe muitos benefícios à figura do monarca, que, como “rei guerreiro”, tornava-se ainda mais popular no imaginário local. Mas esse é também o anúncio do declínio futuro. A guerra não seria tão curta como imaginavam D. Pedro, ministros, generais e até seus aliados: a Argentina e o Uruguai. Por outro lado, nos anos de guerra o governo brasileiro dedicou-se de tal maneira a ela que pouco tempo sobrou para as reformas internas. Ademais, foram enormes os gastos com a luta: 614 contos de réis, onze vezes o orçamento governamental para o ano de 1864, criando um déficit que persistiu até 1889. 

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. S‹o Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 295. 

Segundo a autora, a Guerra do Paraguai foi, ao mesmo tempo, um momento de apogeu do Segundo Reinado e o início de sua decadência. 

a) Explique por que a guerra foi momento de apogeu do Império. 

b) Explique por que a guerra foi o início de sua decadência.


 

terça-feira, 14 de abril de 2020

6º ANO - ÁFRICA ANTIGA - O CONTINENTE DESCONHECIDO



ÁFRICA - O CONTINENTE ESQUECIDO





Quando você pensa na África o que vem a sua cabeça? 

Fome, Miséria, Leões, Pastagens em Savanas Douradas e Aldeias de Canibais. Se você cresceu em um ambiente parecido com o meu, estes elementos provavelmente serão os primeiros a vir a sua mente. 

Eu nunca fui a África, nunca conversei com um Africano, nunca havia pesquisado, lido um livro, assistido um documentário sobre a África até cursar a faculdade de história.
Foi ali nos bancos do Curso de Licenciatura em História, depois de gastar tempo, que descobri que a Africa tem 50 países, 1 bilhão de habitantes, cidades urbanizadas e desenvolvidas como Lagos na Nigéria ou Kinshasa no congo com 8 milhões de habitantes , que na África existem grandes industrias, e que também houveram grandes reinos como o Egito (Sim o Egito fica na África), Império Kush, Império Axum, Cartago e Vândalos, que já na Idade Média tinham sistemas de políticos, culturais e comerciais muito mais avançados que os Países Europeus ainda afundados no famigerado Feudalismo, descobri ainda que existe neve na África, bem la no topo do Kilimanjaro, além de lindas praias e de alguns dos hotéis mais luxuosos e caros do mundo.
Minhas conclusões sobre a África eram baseadas no que eu havia ouvido falar, eu compartilhava ideias que não eram minhas, eu as recebi de outros, que certamente também não conheciam o tema, ou pior eram mal intencionados. 
Minha visão sobre a África mudou depois que eu a conheci, percebe que coisa sensacional aconteceu aqui! Eu conheci a África, ou pelo menos uma parte dela que eu não conhecia. Experimentei através dos livros, imagens, vídeos, depoimentos e conversas uma África construída pelas minhas conclusões, e não a de outros.
Abaixo segue um vídeo em que uma escritora africana fala sobre seu continente, e sobre os preconceitos sofridos pela população do continente africano. Assista o vídeo com atenção:


Quero desafiar você agora a buscar mais informações sobre a África, encontre imagens das grandes cidades dos países africanos, busque por atletas, cientistas, artistas e outras grandes personalidades do continente africano, enfim, faça uma pesquisa sobre o continente africano e suas características e produza um relatório entre 15 a 25  linhas com suas descobertas, se possível coloque as imagens que você achar mais importantes.
ATENÇÃO:  Você pode postar esta atividade no eclass na aula correspondente ou enviar para o meu e-mail: historiaereligiao@outlook.com.
Não encare esta atividade como uma obrigação, tente descobrir coisas novas sobre a África e seus povos, divida essas informações com as pessoas de sua casa e conte suas descobertas para elas.

Sucesso!!!


segunda-feira, 6 de abril de 2020

ESTUDO DIRIGIDO - ZONA NORTE

SEGUEM ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTUDO DIRIGIDO


DATAS DE ENTREGA 7º ANO A - 15/04/2020

DATAS DE ENTREGA 7º ANO B - 15/04/2020

DATA DE ENTREGA  1º ANO ZN - 16/04/2020

ORIENTAÇÕES GERAIS DE EXECUÇÃO
Vocês deverão responder no caderno, seguindo o padrão: 
Questão 1 - resposta letra A 
Questão 2 - resposta letra B . . 
Questão 6 (DISCURSIVA) - escreva sua resposta. 

As respostas deverão ser fotografadas ou scanneadas (atenção para a nitidez das imagens) e enviadas para o meu e-mail wesley.silva@colegioconexão.com.br até a data proposta. 
No caso de mais de uma foto por atividade, vc deverá gerar um documento de Word (.doc) e anexar as fotos como imagem, em ordem, a fim de gerar um arquivo único. 
- não serão aceitos os estudos enviados após a data limite;
- cópias da internet ou do colega serão desconsideradas;
- Favor acessar IMEDIATAMENTE este formulário FORMULÁRIO RECEBIMENTO (CLIQUE AQUI) digite seu nome no campo referente a sua turma para comprovar que você recebeu esta mensagem.
- vou disponibilizar a seguinte maneira para a entrega das respostas: 
baixe o arquivo nos links abaixo responda as questões no word e envie para o e-mail wesley.silva@colegioconexão.com.br, COLOQUE nome e turma no campo assunto do e-mail e também no seu arquivo.




LEIA COM ATENÇÃO TODAS AS ORIENTAÇÕES E EXECUTE O SOLICITADO

ESTUDO DIRIGIDO CNX - FILOSOFIA - PROFESSOR WESLEY

SEGUEM ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTUDO DIRIGIDO


DATAS DE ENTREGA 1º ANO - FILOSOFIA CENTRO
I. Newton 15/04 
M. Lutero 14/04 
T. Hobbes 13/04 

DATAS DE ENTREGA 2º ANO - FILOSOFIA CENTRO E ZONA NORTE
Mozart  13/04 
Clarice  14/04 
Einstein 15/04
Zona Norte 16/04

DATA DE ENTREGA 3º ANO FILOSOFIA ZONA NORTE
3º ZONA NORTE 16/04

ORIENTAÇÕES GERAIS DE EXECUÇÃO
- não serão aceitos os estudos enviados após a data limite;
- cópias da internet ou do colega serão desconsideradas;
- Favor acessar IMEDIATAMENTE este formulário FORMULÁRIO RECEBIMENTO digite seu nome no campo referente a sua turma para comprovar que você recebeu esta mensagem.
- vou disponibilizar duas maneiras para a entrega das respostas: 

PRIMEIRA MANEIRA: baixe o arquivo nos links abaixo responda as questões no word e envie para o email wesley.silva@colegioconexão.com.br, COLOQUE nome e turma no campo assunto do e-mail.


SEGUNDA MANEIRA: acesse o link abaixo referente a sua série e faça direto na plataforma:



LEIA COM ATENÇÃO TODAS AS ORIENTAÇÕES E EXECUTE O SOLICITADO

quinta-feira, 2 de abril de 2020

ATIVIDADE FILOSOFIA - PLATÃO

PLATÃO E O MITO DA CAVERNA

“Enquanto os filósofos não forem reis, ou os reis não tiverem o poder da filosofia, as cidades jamais deixarão de sofrer.”





BIOGRAFIA
Discípulo de Sócrates, Platão era proveniente de uma família ateniense rica e famosa. Consta que seu verdadeiro nome era Aristocnes – “Platão” ou “Platon” seria um apelido derivado da largura de seus ombros ou de sua testa. Serviu no exército entre 409 e 404 a.C., final da Guerra do Peloponeso. Após a guerra, estabeleceu-se uma oligarquia em Atenas, em 404 a.C., o chamado governo dos Trinta Tiranos (um deles Carmides, tio de Platão), antes de, em seguida, a democracia ser restabelecida.
Sua filosofia pode ser vista como uma resposta ao fracasso e à decadência da democracia ateniense. Após esse acontecimento, Platão viajou para o Egito, a Itália e a Sicília. Difundiu os conhecimentos filosóficos pela Grécia e fundou a Academia (que ganhava esse nome por se reunir no Jardim de Academo), escola onde se estudava filosofia e se praticava ginástica.
A FILOSOFIA DE PLATÃO
Como o ser humano obtém, pela primeira vez, o conhecimento e como pode identificá-lo se não sabemos o que é?
Platão aborda essa questão por meio do dualismo. Segundo ele, existem dois mundos:
 O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato. Tais conhecimentos são as ideias ou formas, que residem no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço. Os objetos do mundo comum organizam suas estruturas conforme essas ideias ou formas primordiais, mas não são capazes de revelá-las em sua plenitude, sendo apenas imitações imperfeitas.
 O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento.
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica. É por isso que escreveu em forma de diálogo, gênero que consagrou – em seus livros não há a exposição sistemática de uma filosofia, mas conversas entre Sócrates e seus amigos sobre justiça, amor, virtude etc. Para Platão, o diálogo é a melhor maneira de buscar a verdade e o único meio de chegarmos ao consenso, estabelecendo o que se diz e por que se diz.
“Como procurar por algo, Sócrates, quando não se sabe pelo que se procura? Como propor investigações acerca de coisas às quais nem mesmo conhecemos? Ora, mesmo que viéssemos a depararmo-nos com elas, como saberíamos que são o que não conhecíamos?”
O mito da caverna
Para clarificar esse pensamento, Platão expõe em A República o mito da caverna.  A alegoria começa com algumas pessoas no interior de uma caverna, acorrentadas no pescoço e nos pés desde a infância. Elas não conseguem ver a saída da caverna, apenas sombras de figuras humanas que estão do lado de fora, projetadas por uma fogueira de maneira que ficam gigantes e estranhas. Como essas pessoas vivem na caverna desde que nasceram, acham que as sombras são a única coisa que existe. Nada sabem sobre a luz, sobre a fogueira ou sobre o que há fora da caverna.
Porém, em determinado momento, um habitante da caverna se livra das correntes. Nesse instante, começa a indagar de onde vêm as sombras e, assim, sai da caverna. A luz do sol, de início, ofusca seus olhos e o assusta. Em seguida, seus olhos se adequam à luz do sol, e ele vê o mundo, colorido e bonito, e percebe que as sombras da caverna são apenas imitação barata do verdadeiro mundo. Feliz, o homem, lamentando a sorte de seus companheiros presos, volta à caverna e conta o que viu. Os habitantes da caverna não acreditam nele, dizem que tudo o que existe são as sombras, e, por fim, o matam.
A caverna é uma alegoria ao modo que os homens permanecem antes da filosofia, tal como sua subida ao mundo superior. O homem comum, prisioneiro de hábitos, preconceitos, costumes e práticas que adquiriu desde a infância, é um homem que está na caverna, e só consegue enxergar as coisas de maneira parcial, limitada, incompleta e distorcida, como “sombras”. Na caverna, só veriam as sombras, ou seja, estariam presos nas correntes da ignorância, não entendendo o mundo em que vivem.
A caverna representa, portanto, o domínio da opinião (doxos). A partir da filosofia, o homem buscaria compreender o mundo, se libertaria das correntes e sairia da escuridão da caverna, tomando contato com a luz do sol, que é a representação da verdade do mundo das Ideias.
Por que o homem iria querer sair das sombras, sendo que tal processo é doloroso? No diálogo Fedro, Platão nos lembra que há, na alma humana, um conflito entre a força do hábito, que faz com que o prisioneiro se sinta confortável em sua situação familiar, e a força do eros, quer dizer, a curiosidade, o impulso, que o estimula para fora, para buscar algo além de si mesmo.
Platão também formulou ideias no campo político, apontando como forma ideal um governo conduzido e dominado por filósofos – os mais sábios deveriam governar. No Estado ideal, todas as pessoas, ricas ou pobres, filhos de militares, trabalhadores ou governantes, homens ou mulheres, deveriam estudar desde crianças e fazer diversos testes. Aquelas que fossem deixadas para trás no teste, iam sendo agricultores, comerciantes, militares, e assim por diante. Os homens que passassem em todos os testes, aos 50 anos, estariam prontos para governar, automaticamente, sem nenhuma eleição.

Atividade Platão hoje
As referências a Platão continuam intensas nos dias de hoje. Filmes como Matrix se utilizam do mito da caverna para pensar sobre a possibilidade de vivermos numa ilusão. Seriados como Blackmirror abordam a possibilidade de, no mundo digital, criarmos novas “cavernas” (nas redes sociais ou celulares, por exemplo), e, assim, nos enclausurarmos em falseamentos da realidade.
Assista os vídeos abaixo e responda o proposto:



Produza um texto de aproximadamente 10 linhas associando o Mito da Caverna de Platão com aspectos de nossa sociedade moderna como a mídia, tecnologia, redes sociais, isolamento e etc.


https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/platao em 02/04/2020


Verbos de Comando para Questões

Para todos que estão se preparando para os vestibulares, concursos e até os cursos da educação básica e superior, compreender de maneira pre...