O trecho do documentário produzido pelo canal History traz para nós um panorama do conflito e serve de auxílio na resolução das propostas de atividades que seguem abaixo:
1-) Logo no início do documentário o jornalista Eduardo Bueno cita a seguinte frase : " Em uma guerra a primeira vítima é a verdade.". Você concorda com esta afirmativa? Justifique sua escolha.
2-) Uma das marcas da Guerra do Paraguai é a participação de escravizados nas batalhas. Destaque ao menos dois aspectos apresentados no documentário que deixam claro as condições de exploração sofridas por este grupo no Brasil durante o Segundo Reinado.
3-) Destaque os principais países envolvidos no conflito e explique a razão do interesse destes países no controle da Bacia do Prata:
4-) Leia o fragmento a seguir e responda às questões.
Paradoxalmente, se a Guerra do Paraguai representa o apogeu do Império de D. Pedro , o momento de maior maturidade significa também, mesmo que visto de forma retrospectiva, o início da queda. O apogeu, pois em seu primeiro ano a contenda trouxe muitos benefícios à figura do monarca, que, como “rei guerreiro”, tornava-se ainda mais popular no imaginário local. Mas esse é também o anúncio do declínio futuro. A guerra não seria tão curta como imaginavam D. Pedro, ministros, generais e até seus aliados: a Argentina e o Uruguai. Por outro lado, nos anos de guerra o governo brasileiro dedicou-se de tal maneira a ela que pouco tempo sobrou para as reformas internas. Ademais, foram enormes os gastos com a luta: 614 contos de réis, onze vezes o orçamento governamental para o ano de 1864, criando um déficit que persistiu até 1889.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. S‹o Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 295.
Segundo a autora, a Guerra do Paraguai foi, ao mesmo tempo, um momento de apogeu do Segundo Reinado e o início de sua decadência.
a) Explique por que a guerra foi momento de apogeu do Império.
b) Explique por que a guerra foi o início de sua decadência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário