terça-feira, 14 de abril de 2020

6º ANO - ÁFRICA ANTIGA - O CONTINENTE DESCONHECIDO



ÁFRICA - O CONTINENTE ESQUECIDO





Quando você pensa na África o que vem a sua cabeça? 

Fome, Miséria, Leões, Pastagens em Savanas Douradas e Aldeias de Canibais. Se você cresceu em um ambiente parecido com o meu, estes elementos provavelmente serão os primeiros a vir a sua mente. 

Eu nunca fui a África, nunca conversei com um Africano, nunca havia pesquisado, lido um livro, assistido um documentário sobre a África até cursar a faculdade de história.
Foi ali nos bancos do Curso de Licenciatura em História, depois de gastar tempo, que descobri que a Africa tem 50 países, 1 bilhão de habitantes, cidades urbanizadas e desenvolvidas como Lagos na Nigéria ou Kinshasa no congo com 8 milhões de habitantes , que na África existem grandes industrias, e que também houveram grandes reinos como o Egito (Sim o Egito fica na África), Império Kush, Império Axum, Cartago e Vândalos, que já na Idade Média tinham sistemas de políticos, culturais e comerciais muito mais avançados que os Países Europeus ainda afundados no famigerado Feudalismo, descobri ainda que existe neve na África, bem la no topo do Kilimanjaro, além de lindas praias e de alguns dos hotéis mais luxuosos e caros do mundo.
Minhas conclusões sobre a África eram baseadas no que eu havia ouvido falar, eu compartilhava ideias que não eram minhas, eu as recebi de outros, que certamente também não conheciam o tema, ou pior eram mal intencionados. 
Minha visão sobre a África mudou depois que eu a conheci, percebe que coisa sensacional aconteceu aqui! Eu conheci a África, ou pelo menos uma parte dela que eu não conhecia. Experimentei através dos livros, imagens, vídeos, depoimentos e conversas uma África construída pelas minhas conclusões, e não a de outros.
Abaixo segue um vídeo em que uma escritora africana fala sobre seu continente, e sobre os preconceitos sofridos pela população do continente africano. Assista o vídeo com atenção:


Quero desafiar você agora a buscar mais informações sobre a África, encontre imagens das grandes cidades dos países africanos, busque por atletas, cientistas, artistas e outras grandes personalidades do continente africano, enfim, faça uma pesquisa sobre o continente africano e suas características e produza um relatório entre 15 a 25  linhas com suas descobertas, se possível coloque as imagens que você achar mais importantes.
ATENÇÃO:  Você pode postar esta atividade no eclass na aula correspondente ou enviar para o meu e-mail: historiaereligiao@outlook.com.
Não encare esta atividade como uma obrigação, tente descobrir coisas novas sobre a África e seus povos, divida essas informações com as pessoas de sua casa e conte suas descobertas para elas.

Sucesso!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbos de Comando para Questões

Para todos que estão se preparando para os vestibulares, concursos e até os cursos da educação básica e superior, compreender de maneira pre...