quinta-feira, 24 de agosto de 2023

ATIVIDADE REFORMA PROTESTANTE

Assista os vídeos abaixo:




1.) Produza um pequeno texto relacionando os dois vídeos, destacando como os acontecimentos do primeiro vídeo afetam os eventos do segundo.

2.) Leia o texto

“O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” 

Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”.  Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113. 

O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. Explique como funcionava o Tribunal do Santo Ofício, e que crimes eram jugados por ele:

3.) A Reforma Protestante foi um movimento que transformou a percepção religiosa do mundo ocidental de maneira profunda e definitiva, este movimento surgiu criticando alguns comportamentos e ações da Igreja Cristã. Identifique e explique dois dos comportamentos criticados pelos reformadores que continuam presentes na prática religiosa nos dias atuais:
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbos de Comando para Questões

Para todos que estão se preparando para os vestibulares, concursos e até os cursos da educação básica e superior, compreender de maneira pre...