quarta-feira, 15 de setembro de 2021

MALINCHE - DUAS VERSÕES PARA A MESMA HISTÓRIA

Assista o vídeo abaixo para auxiliar na atividade:




Uma das figuras mais controversas da conquista espanhola da América foi uma indígena chamada Malinche, as duas reportagens nos links abaixo trazem informações sobre sua relação com este processo de conquista. 


Após ler os artigos produza um texto de no mínimo 10 linhas explicando as razões para alguns considerarem Malinche uma traidora de seu povo, enquanto outros a consideram apena mais uma vítima do processo de conquista promovido pelos Espanhóis.


Guerra do Paraguai - Atividade

 

Assista o Vídeo abaixo e depois responda as propostas:


A Guerra do Paraguai foi um episódio decisivo na história do Brasil, sobretudo para o Segundo Reinado, marcado por muitos historiadores como o ponto inicial da crise que levaria ao fim da monarquia no Brasil em 1888. 

O trecho do documentário produzido pelo canal History traz para nós um panorama do conflito e serve de auxílio na resolução das propostas de atividades que seguem abaixo:

1-) Logo no início do documentário o jornalista Eduardo Bueno cita a seguinte frase : " Em uma guerra a primeira vítima é a verdade.". Você concorda com esta afirmativa?  Justifique sua escolha.

2-) Uma das marcas da Guerra do Paraguai é a participação de escravizados nas batalhas. Destaque ao menos dois aspectos apresentados no documentário que deixam claro as condições de exploração sofridas por este grupo no Brasil durante o Segundo Reinado.

3-) Destaque os principais países envolvidos no conflito e explique a razão do interesse destes países no controle da Bacia do Prata:

4-) Leia o fragmento a seguir e responda às questões. 

 Paradoxalmente, se a Guerra do Paraguai representa o apogeu do Império de D. Pedro , o momento de maior maturidade significa também, mesmo que visto de forma retrospectiva, o início da queda. O apogeu, pois em seu primeiro ano a contenda trouxe muitos benefícios à figura do monarca, que, como “rei guerreiro”, tornava-se ainda mais popular no imaginário local. Mas esse é também o anúncio do declínio futuro. A guerra não seria tão curta como imaginavam D. Pedro, ministros, generais e até seus aliados: a Argentina e o Uruguai. Por outro lado, nos anos de guerra o governo brasileiro dedicou-se de tal maneira a ela que pouco tempo sobrou para as reformas internas. Ademais, foram enormes os gastos com a luta: 614 contos de réis, onze vezes o orçamento governamental para o ano de 1864, criando um déficit que persistiu até 1889. 

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. S‹o Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 295. 

Segundo a autora, a Guerra do Paraguai foi, ao mesmo tempo, um momento de apogeu do Segundo Reinado e o início de sua decadência. 

a) Explique por que a guerra foi momento de apogeu do Império. 

b) Explique por que a guerra foi o início de sua decadência.


 

Verbos de Comando para Questões

Para todos que estão se preparando para os vestibulares, concursos e até os cursos da educação básica e superior, compreender de maneira pre...