Medo ou Tranquilidade
Desde que Eduard Snowden, ex-administrador de dados da CIA e da NSA, ambas agências americanas de investigação e vigilância, revelou os detalhes da invasão exagerada do Governo Americano sobre a vida particular de sua população, privacidade virou assunto da moda.
Aliás privacidade é um assunto tão na moda, que é bem provável que algumas das últimas discussões entre você e seus pais tenham sido sobre este assunto. Fala comigo, é ou não é, uma paciência ter gente o tempo todo entrando no quarto sem bater, querendo mexer no seu celular, ter suas senhas de redes sociais, ou ainda te perguntando o tempo todo o por que do seu mau humor, sendo que nem você sabe a razão. Irmão mais novo então não faz a mínima ideia do que significa esta palavra.
Prezo muito por minha privacidade, no entanto, em casa a senha de desbloqueio do meu celular, bem como todas as senhas de redes sociais são conhecidas de todos os moradores, tudo bem que só moramos eu e minha mulher, mas la em casa a privacidade não é uma neurose digital nem social, como alguns que carregam um medo irracional de que alguém veja o conteúdo protegido por suas senhas.
O exagero exercido pelo governo americano na vigilância de seus cidadãos, bem como aquele praticado por seus pais ao entrar no quarto sem bater, é totalmente arbitrário e deve ser contido e corrigido, no entanto a discussão e veemência com que alguns defendem a ausência de controle, quer é o outro extremo desta questão, me leva a perguntar qual o verdadeiro motivo por trás de tanto anonimato.
Sera que não adoramos a privacidade por ela esconder atitudes, imagens, textos, posts, e expressões que se alguém estivesse olhando nos envergonharia. O texto que faz o nosso translate de hoje é uma declaração do Salmista, que para alguns é uma ameaça. Para aqueles que se escondem atrás de senhas e privacidade, para dizer, ver e fazer o que os envergonharia se fosse feito em publico, temem imaginar que existe alguém que possa ver tudo o tempo todo.
Diferente dos que tem o coração, o celular e as redes sociais limpas, e olham para este texto com tranquilidade e conforto, fazem dele inclusive motivo de segurança e paz. Para estes, os limpos de coração o olhar observador do Senhor, não é uma invasão, mas um símbolo de sua sempre presente proteção sobre seus filhos.
Avalie um pouco a si mesmo, a seu celular e aplicativos, e lembre-se que a privacidade nunca pode ser usada como esconderijo e desculpa para o mal, não tenha nada em sua vida que possa envergonha-lo se um dia vier a tona, e por fim, lembre-se que para quem verdadeiramente importa, que é o Senhor, não existe senha que o bloqueie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário