PRATOS QUEBRADOS
Estes dias estive na praia, e presenciei uma destas situações únicas na vida. Meu primo que nos últimos 17 anos em que convivo com ele, nunca me pareceu chegado aos afazeres domésticos, ou como qualquer adolescente não me parece chegado a tarefa nenhuma, decidiu depois de insistente e pesada coação emocional, naquela ensolarada tarde de Domingo, lavar as louças do almoço, até então um ato bacana, maneiro quem sabe considerados por alguns até fofo.
Enfim, após lavar os pratos, talheres, copos e demais utensílios usados no preparo e no consumo da Moqueca de peixe que minha Tia havia feito, sim ele não fez a comida, também não estendeu a roupa como ela havia feito mais cedo, também ele não lavou o banheiro, não varreu a casa, nem estendeu as camas, não ele não trabalhou e juntou dinheiro durante todo ano para pagar as despesas das férias, nem ao menos arrumou sua mala, o abençoado sequer se preocupou em viajar acordado ao lado do pai durante a viajem, sim ele somente lavou as louças do almoço de domingo.
No entanto após lavar as louças ele sentou-se no sofá, e fez o que nunca se deve fazer após executar sua obrigação, ele cobrou o ´´favor´´. Minha Tia, serelepe, pimpona e faceira tomou o prato em que acabara de almoçar, sim ela é sempre a última a almoçar, depositou sobre a mesa e dirigiu-se ao quarto, quando ainda no caminho foi interrompida pelo chamado do meu primo, que demonstrando não ter nenhum amor a vida, perguntou:
-Não vai lavar seu prato? Vai deixar ele ai mesmo, não tem vergonha, eu lavei todas as vasilhas e você tem coragem de não lavar o seu prato!
Sabe aqueles momentos em que você gostaria de estar em outro lugar, quando sobe um frio pelas costas e pela barriga, sabe quando você percebe que o precipício se aproxima, aquela sensação que se tem antes do tombo da bicicleta, ou quando a gente sonha que esta caindo.Enfim aquele momento em que a unica frase que vem a sua mente é: Deu Ruim!
Os olhos daquela doce senhora petrificaram, sua fisionomia mudou, confesso que tive medo do que iria acontecer. Parecia aqueles momentos em camêra lenta de filme de ação. Ela estancou sua marcha em direção ao quarto deu meia volta, e sem dizer uma única palavra tomou o prato de sobre a mesa e arremessou em direção ao chão
Olhei as centenas de cacos no chão, os olhos arregalados de meu primo, e finalmente um olhar aliviado e tranquilo agora no rosto de minha tia, ela abriu um pequeno sorriso, só no canto da boca, olhou para o meu primo e disse:
- Agora não precisa lavar mais! Quando voltar do quarto quero os cacos no lixo e o chão limpo, a culpa do prato estar quebrado é sua, por isso é sua obrigação limpar!
Meu primo acenou que sim, tenho certeza que a unica duvida que passava em sua cabeça naquele momento era se limpava primeiro o chão ou corria para o banheiro para limpar... enfim outro lugar.
Tirei uma grande lição deste episódio:
Se a Mãe, Pai, Professor ou seja lá quem for,diz quando você se gaba de ter feito alguma tarefa a frase do nosso post acima: ´´ NÃO FEZ MAIS QUE SUA OBRIGAÇÃO!`` o seu interesse não é menosprezar o seu trabalho e esforço. O desejo é simplesmente que você não esqueça em momento nenhum que tirar boas notas, manter seu quarto arrumado, chegar no horário marcado, colocar o lixo pra fora, não brigar com seu irmão, estudar, levar a toalha para o banheiro, ajudar nas tarefas domésticas e qualquer outra boa ação esporádica que você pratique, já faz parte da rotina de alguém há muito tempo,
Quando você assume uma responsabilidade, através de um dos exemplos que já citamos aqui, você esta seguindo o caminho natural da maturidade e do crescimento, ou seja, fazendo sua obrigação. Lavar pratos, arrumar o quarto, tirar boas notas não o tornam igual a seus pais, não lhes da o mesmo direito que eles, antes de mandar a mãe lavar o prato meu sobrinho devia ter pensado em todo o trabalho que ela já havia tido até ali, para que alguém pudesse sujar o prato, ou mesmo ter um prato para sujar.
Por isso não deixe que as tarefas e responsabilidades que são sua obrigações assumir, e podem sim somar pontos com seus pais quando bem feitas, se transformem em momentos de stress e pratos quebrados.